Segundo o que foi mostrado à imprensa, a cidade Silent Hill será tão grande que vai ser preciso usar um veículo para viajar entre os locais mais importantes. Haverá missões opcionais, embora não tenham sido detalhadas de que tipo nem que recompensas poderão oferecer.
O jogador deverá evitar os combates tanto quanto seja possível, recuperando muitos elementos clássicos do género survival horror. Em muitos casos o melhor é atordoar os inimigos e correr. Os chefes finais terão eventos quicktime (apertar determinados botões que aparecem na tela). A água terá um papel importante nesta história e haverá efeitos curiosos como um rio que flui no sentido contrário.
Os locais habituais da série, como escolas e hospitais, não marcarão presença em Downpour. No mapa da cidade podemos ver a velha zona de outros jogos, mas não iremos visitá-los. Não haverá também um inventário de armas, e as armas poderão avariar e debilitar com o uso. Vai-se manter a opção de ajustar a dificuldade dos enigmas de forma independente à dificuldade global.
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