domingo, 21 de novembro de 2010

BGS 2010: Primeiras impressões de Mortal Kombat !!

By Alex

Solícito e arranhando no português, o produtor Hector Sanchez está no estande da Warner Bros. apresentando a visitantes a próxima versão da mais violenta série de luta dessa indústria, Mortal Kombat.

Mais tarde, ele realizará uma conferência com a imprensa onde pretende detalhar algumas das novidades (não todas) dessa edição, e logo a seguir teremos uma entrevista com o produtor. Entretanto, antes disso, já tivemos a oportunidade de sentir o gostinho de sangue na boca com uma demonstração especial, disponível em vários quiosques com unidades de PlayStation 3 e Xbox 360.



A demo que a Netherrealm Studios preparou para o evento tem 10 lutadores: Kitana, Mileena, Scorpion, Sub Zero, Nightwolf, Cyrax, Sektor, Kung Lao, Johnny Cage e Reptile. Quem acompanha a franquia não tem problemas em pegar o controle e sair desferindo os golpes tradicionais. Os mesmos comandos básico como "dois toques para trás + soco baixo” ou “baixo, frente + chute baixo" podem ser executados com os resultados esperados: arpão de Scorpion e raio congelante de Sub-Zero.

O novo MK funciona foi inspirado nas primeiras versões, do primeiro ao Ultimate Mortal Kombat, principalmente na escuridão dessa última. Graficamente, é o mais sombrio e sangrento de todos, e isso pode ser facilmente conferido nos personagens, que ao serem golpeados começam a apresentar machucados e feridas de todos os tipos, e isso tudo é levado para o round seguinte.

Os comandos estão muito precisos, como se deve ser. Em nossos testes, pudemos ver os mecanismos novos que o pessoal da Netherrealm implementou, como é o caso do X-ray. Conforme o jogador executa golpes e acerta o adversário, uma barra de três níveis no canto inferior se enche. Cada nível pode ser usado para fortalecer certos golpes especiais. Johnny Cage, por exemplo, possui um chute inverso que joga para o alto. Normalmente, ele tem uma coloração verde e é um golpe de apenas um acerto. Mas, quando seu comando é executado juntamente com o gatilho direito (R2 ou RT), o golpe sai vermelho, e J. Cage aplica um super uppercut (mais para super cotovelada) logo em seguida - mais três acertos. Isso não vale para todos os golpes, mas para a maioria.

Essa barrinha também tem outras funções. Ela pode ser usada para um Break ou um Recovery, que, respectivamente, quebra uma tentativa de combo do adversário ou se recupera de um congelamento ou até mesmo de ser puxado pelo arpão do Scorpion. No segundo caso, seu personagem se arrasta com a cara no chão, mas ao menos não fica vulnerável para um gancho ou um combo.



O X-Ray é praticamente um golpe desesperado. A barra de especial precisa estar completamente cheia, o resultado é animal. Cada lutador tem seu próprio especial, mas todos têm algo em comum: cenas internas de ossos se partindo, olhos sendo furados e órgãos sendo esmagados são exibidas sem pudor.

Apesar de ultra-violentos, assim como os agarrões que, na maioria das vezes envolvem perfurações com armas, esses em golpes em nada se aproximam da violência dos fatalities. Na demo, em vez de precisarmos fazer os difíceis comandos tradicionais, bastava colocar para baixo e apertar soco alto (triângulo/Y). Repugnantes, no bom sentido, é como podemos descrever os movimentos de finalização. O fatality de Kung Lao, curiosamente, não é o mesmo que foi apresentando em vídeo, quando ele jogava seu chapéu ao chão enquanto puxava o adversário pelas pernas para dividi-lo ao meio. Dessa vez ele apenas cortava o oponente, ainda de pé, ao meio, enquanto o jogador ganha um close nas vísceras se partindo enquanto as partes esquerda e direita caiam cada uma para um lado.

Também estava disponível para testes o modo arcade, com a corriqueira fila de inimigos a serem enfrentados em sequência, e o Tag, algo que tem se tornado comum em games de luta, mas que nunca esteve presente em um MK antes. O funcionamento é similar a Tekken e Dead or Alive, onde é possível trocar de personagem em tempo real e até usar golpes combinados, iniciados pelo lutador que está na tela e concluído pelo que vai entrar. É uma boa adição ao game, e funciona bem dentro dos mecanismos de jogo.

0 comentários: